Método Pilates
O método Pilates promove o equilíbrio entre corpo e mente e o aperfeiçoamento da sua performance nas atividades do dia a dia, resultando na melhoria da qualidade de vida.
Benefícios do método Pilates:
- Alívio das tensões, estresse e dores crônicas;
- Melhora da flexibilidade, tônus e força muscular;
- Aumento da resistência física;
- Melhora da consciência corporal e equilíbrio;
- Previne e reabilita lesões;
- Melhora a drenagem linfática e eliminação de toxinas;
- Complementa e aperfeiçoa o treino esportivo;
- Estimula a respiração
O método Pilates foi desenvolvido pelo alemão Joseph Pilates (1883 – 1967). Durante sua infância sofreu de raquitismo, febre reumática e asma. A fim de melhorar sua condição física e saúde, foi autodidata, estudou anatomia, fisiologia e fundamentos da medicina oriental. Na sua adolescência foi ginasta, esquiador, mergulhador, praticou artes marciais e yoga, além de meditação.
Assim, ele criou seu próprio método, que nomeou de Contrologia. Também criou diversos equipamentos e uma série de mais de 500 exercícios e uma filosofia que pregava por uma vida com mais saúde e qualidade de vida através de exercícios diários ao ar livre, equilíbrio entre lazer, trabalho e descanso.
Junto a sua esposa Clara, ele fundou seu primeiro estúdio em Nova Iorque em 1926, próximo a academia de Ballet de NY e ficou muito famoso por reabilitar diversos atletas e bailarinas com a Contrologia. Após a sua morte em 1967, sua esposa Clara continuou o seu legado, junto com Romana Kryznawoska, que herdou seu estúdio após a morte de Clara Pilates em 1977.
Muitos discípulos de Joseph Pilates montaram seu próprio estúdio e disseminaram seu método que foi reconhecido como método Pilates nos anos 90.
No Brasil, a pioneira em Pilates é Alice Becker, presidente da Physio Pilates / Polestar Brasil, que trouxe o método em 1991 após ter vivenciado o método Pilates no EUA na reabilitação do seu joelho.
